PLANO AMBIENTAL LANÇADO PELA PREFEITURA PODE MELHORAR AS CONDIÇÕES DE BANHO EM FORTALEZA

parque_do_riacho_maceio

Um plano ambicioso. A Prefeitura de Fortaleza lançou o Programa Fortaleza Cidade Sustentável, que prevê a implementação de projetos do componente Águas da Cidade da Política Ambiental do Município, a exemplo do Ligado à Rede, que viabilizará a ligação gratuita à rede pública de abastecimento de água e coleta de esgoto em 16 mil domicílios de baixa renda. A execução dos serviços será possível por meio de um empréstimo internacional no valor de US$ 150 milhões, assegurados pelo Banco Mundial.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Águeda Muniz, a Captação de Drenagem a Tempo Seco vai eliminar grandes fontes de poluição e melhorar a balneabilidade das praias. Equipamentos serão instalados nas galerias que chegam até a orla e bombearão os efluentes irregulares ali despejados, tratando-os. A Educação Ambiental na Orla de Fortaleza é outro Projeto do Componente Águas da Cidade. A ideia é visitar 40 mil imóveis, conscientizando uma população de 160 mil pessoas com relação aos benefícios do saneamento básico, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e uso racional da água.
Ainda estão previstas intervenções nas águas de rios e riachos com elevados níveis de poluição e que deságuam nas praias, limpando-as por meio de estações de tratamento, além de exames da rede de captação de águas das chuvas por robôs para identificar ligações clandestinas de esgotos. O objetivo é proceder a sua eliminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *