Funceme mostra otimismo com boa quadra chuvosa para 2017

Quadra-invernosa-começa-este-mês

A Funceme fez um balanço da quadra chuvosa de 2016 e confirmou mais um ano de seca no Estado, com chuvas abaixo da média histórica. Agora, os meteorologistas iniciam os estudos para o próximo ano, onde há uma perspectiva positiva de precipitações.
As previsões feitas pela Funceme, ainda no ano passado, se confirmaram em 2016. Chuvas 45,2 por cento abaixo da média histórica no Ceará. Choveu 329,3 milimetros em media nos últimos quatro meses. É o quinto ano de seca no Estado. E mais uma vez, o fenômeno El Nino foi apontado con responsável pelas chuvas irregulares.
O mês de fevereiro foi considerado o mais crítico da quada chuvosa, com 55,3 por cento a menos nas precipitações. As regiões mais afetadas foram a Jaguaribaba, Inhamuns e Sertão Central.
A previsão para a quadra chuvosa de 2017 só será traçada no fim do ano, mas os meteorologistas da Funceme mostram otimismo com um surgimento de outro fenômeno: o La Nina, que ao contrário do El Nino, provoca um resfriamento das águas do oceano.

3 thoughts on “Funceme mostra otimismo com boa quadra chuvosa para 2017

  1. sabemos perfeitamente sr. presidente da funceme, que quando pacifico esta frio e sinal de um bom inverno no nordeste e principalmente no ceara, e isto devido ao aquecimento do atlantico sul. desde de 1984 quando me interessei estudar o clima nunca havia presenciado um el nino tao forte como foi esse de 2016, nem os el ninos de 1997/1998 nao foram tao intenso assim. dai a grande seca de 2016, muitos criticam os meteorologista da funceme mas fazem isto por nao terem esclarecimento como e difil estudar o clima e fazer sua previsao porque isto pode mudar de uma hora pra outra tudo e determinado por Deus. foram 5 anos de estiagens no nordeste e nao houve nemhum erro por parte dos senhores meteorologistas deste orgao de tanta credibilidade como e a funceme.

  2. quero saber dos senhores meteorologistas deste orgao se nao oferece algum curso via internet para quem deseja se aprofundar mais seus conhecimento no campo da meteorologia, quero saber mais as correntes
    maritimas el nino e la nina. ja sei claramente que uma aquece as aguas do oceano pacifico, e a outra esfria
    as aguas do referido oceano, e isto tudo dependendo dos ventos alisios do hemisferio sul com os ventos ali
    sios do hemisferio norte.

  3. Eu acredito que isso ainda vai mudar, no entanto, o la nina vai ganhar forca daqui pra janeiro de 2017 tenho fe em Deus. e ate o fim deste ano a funceme vai dar uma previsao mais otimista para nos cearenses dando –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *