Prefeitos cobram assistência técnica para produtores rurais no interior cearense

plantacao

Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado promoveu um encontro com prefeitos e secretários de agricultura e desenvolvimento agrário de municípios do interior cearense. O objetivo foi apresentar os projetos do Governo para o setor que estão em andamento. O produtor rural no interior cobra mais assistência e orientação técnica.
Este foi o primeiro encontro com os novos gestores municipais que assumiram no início de janeiro. Além de secretários de agricultura e desenvolvimento agrário das cidades cearenses, também participam prefeitos que estão conhecendo quais os programas desenvolvidos pelo Estado no setor.
Muitos municípios do interior cearense vivem dificuldades na produção agrícola por causa da seca, que também atinge o abastecimento de água das áreas urbanas e rural. É o caso de Palhano, na região do Vale do Jaguaribe. “Estamos numa situação crítica”, afirmou Ivanildo Nunes, prefeito de Palhano.
Em Umirim, na Região do Vale do Curu, a produção de milho, feijão e mandioca teve uma perda de 40%. “Para este ano, com o prognóstico da Funceme de uma quadra chuvosa que pode ficar dentro da média histórica, os agricultores estão mais animados”, disse Humberto Ferreira, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Umirim.
Se as chuvas forem boas em 2017, o Governo quer garantir através da Ematerce que os produtores rurais no interior tenham assistência técnica assegurada. “Para isso, os gestores municipais precisam estar atentos aos programas disponibilizados pelo Estado”, avisou Dedé Teixeira, secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *