CEARÁ SUPERA NÚMEROS DE TRANSPLANTES DE CORAÇÃO REGISTRADOS EM 2015
Apesar das dificuldades financeiras no setor de saúde pública, o Ceará tem o que comemorar na área de transplantes. O mês de abril nem terminou e o Estado já superou este ano o número de transplantes de córnea e coração realizados no primeiro quadrimestre de 2015. No ano passado, de janeiro a abril, foram realizados 261 transplantes de córnea e seis de coração. Este ano, até o dia 22 de abril, foram feitos no Estado 272 transplantes de córnea e sete de coração.
O coordenador da unidade de transplante cardíaco do Hospital de Messejana, João David de Souza Neto, destacou que o aumento do número de transplantes reflete a qualidade nos serviços da unidade, que é referência nacional em transplante cardíaco e o único do Norte e Nordeste a realizar transplante cardíaco pediátrico. O Hospital de Messejana está entre os três principais centros transplantadores do país, junto com o Instituto do Coração (Incor) e do Instituto Dante Pazzanese, os dois de São Paulo.
Caracterizado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação como Hospital de Ensino, a unidade integra também a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino, ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, compondo também a Rede Nacional de Hospitais Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além do recorde de 1.433 transplantes no ano passado, o Ceará tem a melhor taxa de transplantes de fígado do Brasil, é o terceiro estado do país em doadores efetivos de tecidos e órgãos e tecidos para transplantes por milhão da população (pmp) e também o terceiro em transplantes de órgãos de doadores falecidos, conforme dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) relativo ao ano de 2015. Este ano, foram realizados no Estado até a sexta-feira, 22 de abril, o total de 406 transplantes – 64 de rim, 7 de coração, 42 de fígado, 1 de pulmão, 18 de medula óssea, 272 de córnea e 2 de esclera.