Plenário decide manter investigações sobre Lula no STF

  • 01/04/2016

Ministro-Tribunal-Zavascki-STF-Operacao_ACRIMA20160322_0044_15

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão individual do ministro Teori Zavascki que determinou a suspensão das investigações da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, a parte da investigação que envolve Lula continuará no STF e não poderá ser conduzida pelo juiz Sérgio Moro.
O ministro Teori Zavascki defendeu as investigações da Lava Jato, mas voltou a afirmar que o juiz federal Sérgio Moro não poderia ter divulgado as conversas de Lula e Dilma por envolver a Presidente da República, cargo que tem foro por prerrogativa de função na Corte.
O advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, ressaltou que a decisão de Moro em autorizar a divulgação dos grampos de Lula Dilma ofendeu a Constituição e a legalidade vigente.
A sessão desta quinta-feira ainda não analisou a proibição de que Lula tome posse como ministro da Casa Civil. Como se trata de outra ação, ainda será marcada uma nova data para julgamento do STF sobre o caso.