SESSÃO VOTA NESTA SEGUNDA-FEIRA NA COMISSÃO ESPECIAL O RELATÓRIO DO IMPEACHMENT DE DILMA

  • 11/04/2016

IMPEACHMENT

Acontece nesta segunda-feira, dia 11 de abril, em Brasília, a sessão para votar o relatório do deputado Jovair Arantes, relator da Comissão Especial do Impeachment da presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados. São 65 deputados federais, integrantes da Comissão, que têm direito a voto. Os oposicionistas dizem já ter 35 votos declarados a favor do relatório que aponta culpa de Dilma nas chamadas “pedaladas fiscais” cometidas pelo Planalto em 2015. A votação do relatório deve acontecer depois das 19 horas. O dia será todo de discussão e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, ainda deve fazer uma outra defesa da presidente Dilma antes da votação.
Os governistas avaliam que não têm maioria na Comissão Especial. Assim, se concentra em buscar os 172 votos para barrar o impeachment no Plenário da Câmara dos Deputados. A oposição precisa de 342 votos favoráveis, o que corresponde a 2/3 do total. O ex-presidente Lula coordena as negociações com parlamentares ainda indecisos na votação.
A pressão popular começa a crescer também na Capital Federal. Eleitores favoráveis e contra a presidente Dilma já montam acampamentos nas proximidades da Esplanada dos Ministérios. A Força Nacional e a Polícia Militar montaram um esquema especial de segurança para evitar confrontos. O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, prevê colocar o impeachment em votação no Plenário no próximo domingo, dia 17 de abril.