SINE/IDT PREVÊ ABERTURA DE 8.300 VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO CEARENSE EM MAIO
As perspectivas são boas no mercado de trabalho do Ceará no mês de maio. As unidades do Sine/IDT devem oferecer cerca de 8.300 vagas. As oportunidades devem ser concentradas principalmente nos setores de serviços e comércio. A estimativa é com base nos resultados dos anos anteriores e na análise do cenário atual. O dia das mães é o principal motivo para a atração desta mão de obra. É o que avalia o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Gilvan Mendes.
Com o excesso de profissionais à procura por emprego, as seleções tendem a ser cada vez mais rigorosas. Exigências como nível de escolaridade/qualificações, experiência e aspectos comportamentais devem fazer parte dos processos seletivos. Desta forma, para encontrar sua vaga, os trabalhadores precisam estar mais atentos ao elaborar o currículo ou durante sua apresentação na entrevista.
Para auxiliar os trabalhadores nesta busca, o SINE/IDT oferece as Oficinas de Orientação para Trabalho, que estão disponíveis em todas as Unidades, com quatro horas de duração, prestando orientações sobre: mercado de trabalho; perfil solicitado pelas empresas; como enfrentar uma entrevista de emprego; postura profissional; marketing pessoal; e dicas para a elaboração do currículo.
No primeiro trimestre de 2016, foram captadas 23.116 vagas pelo Sine/IDT, e, desse total, foram inseridos 14.938 trabalhadores no mercado de trabalho. O número apresenta um leve recuo em comparação com igual período de 2015, quando foram ofertadas 23.660 vagas, sendo ocupadas 15.743. Apesar da diferença, o Ceará destaca-se no cenário regional, visto que, das vagas que foram ofertadas, 65% foram aproveitadas – sendo considerado o melhor resultado do Nordeste