Governador Camilo Santana assina Garantia Safra para socorrer quase 250 mil agricultores no Ceará
O governador Camilo Santana assinou nesta segunda-feira, dia 2 de maio, com 171 municípios cearenses o Plano Garantia Safra 2015/2016. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição com a presença dos prefeitos das cidades beneficiadas.
O Programa Garantia Safra beneficia o agricultor que teve perdas da produção com a estiagem igual ou superior a 50 por cento. São quase 250 mil trabalhadores rurais atendidos pelo seguro, que envolve recursos do Estado com uma contrapartida dos municípios.
Para as entidades representativas dos trabalhadores, o seguro safra tem sido a garantia de um socorro financeiro para quem fica no prejuízo com a escassez das chuvas.
No Ceará, apenas os municípios de Fortaleza, Eusébio e Jijoca de Jericoacoara não aderiram ao Seguro Safra. Os recursos investidos pelo Estado no programa alcançam 123 milhões de reais.
Cada agricultor atendido pelo programa recebe 850 reais pagos durante cinco meses, no caso de perda da produção a partir de 50 por cento. A cobertura das perdas inclui agricultores familiares com renda mensal de até um salário mínimo e meio e que produzam arroz, feijão, algodão, mandioca ou milho. Apesar das dificuldades de recursos no Estado, o governador Camilo Santana assegurou que não vai faltar dinheiro para socorrer o homem do campo.