Secretaria de Recursos Hídricos e Cagece vão montar plano operacional para evitar racionamento em Fortaleza e na Região Metropolitana

  • 24/05/2016

sec
O Ceará enfrenta o quinto ano de seca. O que choveu este ano confirmou as previsões da Funceme: quadra chuvosa abaixo da média histórica. O que não foi suficiente para reabastecer os reservatórios.
Um encontro com técnicos da Agência Nacional de Águas, em Fortaleza, serviu para o Governo do Estado apresentar as ações de combate a estiagem desenvolvidas desde p ano passado para garantir o abastecimento de água à população nas regiões mais secas.
Nos reservatórios monitorados pela Cogerh em todo o Estado, a reposição de água foi de apenas um por cento desde o início do ano. O armazenamento passou de 12 para 13 por cento.
A preocupação maior é com Fortaleza e Região Metropolitana. O açude Castanhão, responsável pelo abastecimento da capital, conta hoje com apenas 9,31 por cento de ocupação. A Cagece já estuda um plano operacional para evitar ações de racionamento até voltar a chover.
Em relação a quadra chuvosa para 2017, a Funceme acena com uma boa perspectiva de chuvas devido às movimentações no Oceano Pacífico. Mas ainda é cedo para comemorar.