Dilma admite que, se voltar ao cargo, vai consultar população sobre antecipar eleições presidenciais

  • 10/06/2016

dilma

Em entrevista exclusiva ao jornalista Luis Nassif, da TV Brasil, a presidente afastada, Dilma Rousseff, admite que, se escapar do impeachment no Senado, poderá convocar um plebiscito para que a população decida se quer ou não novas eleições presidenciais.

Dilma avalia que a consulta popular é o único jeito de se fazer este pacto “dado o nível de contradição” presente hoje no Brasil e com um Congresso em que só pautas conservadoras serão aprovadas.

O julgamento final de Dilma no Senado deve acontecer até a primeira quinzena de agosto. Há uma movimentação de aliados da presidente que tentam convencer senadores a votar contra o impeachment diante da promessa de que ela vai propor uma consulta popular.

A possibilidade de retorno de Dilma se torna real diante dos desmandos do presidente interino Michel Temer e sua equipe. Além das descobertas da Lava Jato envolvendo toda a cúpula do PMDB, Temer corre contra o tempo. Quer apressar o impeachment de Dilma, porque precisa tomar medidas ainda mais impopulares, o que certamente vai gerar uma reação enérgica das ruas e dos movimentos sociais.