Secretaria de Justiça adquire mais equipamentos de scanner que vão facilitar a vistoria em presídios

  • 14/06/2016

TraficoPenitenciaria

O body scanner é um equipamento utilizado na vistoria dos visitantes de unidades prisionais. É uma tecnologia que permite visualizar se a pessoa carrega algum tipo de objeto dentro da roupa ou até do corpo. Seis unidades penitenciárias do Ceará já são dotadas com o equipamento. Mais quatro foram adquiridos pelo Governo do Estado e devem entrar em operação na Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte ainda este mês.
De acordo com o secretario adjunto de Justiça, Sandro Camilo, o investimento na compra dos quatro aparelhos foi R$ 2 milhões e 500 mil reais com recursos federais e estaduais. A principal meta é diminuir a entrada de drogas e telefones celulares nas unidades.
Para o especialista em segurança, George Marinho, a chegada dos novos equipamentos pode proporcionar mais rigor na fiscalização de presídios, ainda vulneráveis nas vistorias dos visitantes. George ressalta, no entanto, que cabe ao Estado a manutenção preventiva dos equipamentos, que são de alto custo para os cofres do Governo.