Governador diz que chegada das águas do São Francisco no Ceará vai ficar para 2017

  • 06/09/2016

11

O governador Camilo Santana confirma que a chegada das águas do rio São Francisco ao Ceará vai ficar para 2017, por causa de problemas na execução de um trecho da obra. A declaração aconteceu durante o acionamento nesta terça-feira, dia 6 de setembro, do novo sistema de reúso da água utilizada para fazer a lavagem dos filtros da Estação de Tratamento do Açude Gavião, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza. A ação faz parte do plano de economia da água desencadeado pelo Governo do Estado.
O objetivo da Cagece é economizar em torno de 300 litros de água por segundo. O governador Camilo Santana acionou o sistema de reúso da água utilizada para fazer a lavagem dos filtros da Estação de Tratamento do Açude Gavião, localizada em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Esta é uma das ações de contingenciamento provocado pelo quadro de seca em todo o Ceará”, disse Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos.
O açude Gavião é o principal reservatório que abastece Fortaleza e Região Metropolitana. Mas o bom nível do açude depende do repasse de água do Castanhão e do Orós, que também enfrentam escassez por causa da estiagem.
O volume médio dos 153 reservatórios monitorados pela Cogerh no Ceará é de apenas 9,66%. Por isso, entre as medidas de economia também envolve a redução de 20% na oferta de água em toda a Região Metropolitana de Fortaleza.

novo logo-COMUNICAÇÃO anuncio clipping ANUNCIE+++