TRE já recebeu 2.100 reclamações de irregularidades eleitorais no Ceará

  • 27/09/2016

urna-eletronica
Aplicativo Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral, tem sido uma das ferramentas para acolher denúncias de irregularidade na propaganda e na campanha eleitoral deste ano.
As denúncias de irregularidade na propaganda eleitoral chegam ao Ministério Público do Ceará através de denúncias das coligações partidárias ou até pela população. Mas a investigação só avança com a fundamentação das provas.
A criação do aplicativo de celular Pardal, pelo Tribunal Superior Eleitoral em todo o País, é avaliada como positiva, mas há muitas denúncias que chegam aos promotores sem veracidade e nem acompanhamento de provas. Quando há indícios de crime eleitoral, a Polícia Federal ou a Polícia Civil podem entrar na investigação.
Desde que foi lançado, o aplicativo Pardal já foi responsável por 32 mil denúncias de irregularidades eleitorais em todo o Brasil. No Ceará, o índice de reclamações chegou a cerca de 2.100.
A maior parte das denúncias ainda chega através do telefone 148, também conhecido como Disque Eleitor. Mas apesar de um número elevado de reclamações, apenas 99 representações por propaganda irregular foram ajuizadas na Capital.

 

novo logo-COMUNICAÇÃO anuncio clipping ANUNCIE+++