Uso de agrotóxicos é alvo de operação na Região da Ibiapaba
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado apresentou o resultado da fiscalização de comércio e uso irregular de agrotóxicos na Região da Ibiapaba.
A fiscalização foi desencadeada no período de 17 a 21 de outubro em três municípios da Região da Ibiapaba: Ubajara, Ibiapina e São Benedito. As ações foram divididas em duas etapas: uma destinada às propriedades rurais e outra no comércio. Houve autuação em seis dos 12 estabelecimentos comerciais fiscalizados e em três das nove propriedades produtoras de tomate, pimentão, maracujá, banana, flores e citros. “Quem estiver irregular é autuado e paga multa” disse Tiago Bessa, diretor de Fiscalização da Semace.
As infrações constatadas pelos técnicos em campo são diversas, mas o que se destaca é a falta de assistência técnica aos produtores e comerciantes que lidam diariamente com agrotóxicos.
“As fiscalizações conjuntas de órgãos ligados ao combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos devem continuar em outras regiões do Estado, a partir do próximo ano”, afirmou Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado.