IJF testa técnica revolucionária de tratamento de queimaduras com a pele da tilápia

  • 11/11/2016

tilapia
O IJF está desenvolvendo uma pesquisa sobre a utilização da pele do peixe da espécie tilapia como alternativa no tratamento de lesões em vítimas de queimadura.
Inês Candido trabalha como garçonete e sofreu uma séria queimadura num restaurante em Russas, no interior do Ceará. O fogo atingiu o peito, mãos e pescoço. Depois de receber os primeiros socorros na cidade, ela foi encaminhada para o Instituto José Frota, em Fortaleza. “Recebi a proposta de receber o tratamento com uma nova técnica que utiliza a pele da tilápia. E os resultados têm sido os melhores”, afirmou a garçonete Maria Inês Cândido. As pesquisas envolvendo a utilização da pele do peixe da espécie tilapia como alternativa no tratamento de lesões em vítimas de queimadura começaram há dois anos e meio. “Agora, a técnica passa a ser testada em humanos”, disse Edmar Maciel, coordenador da pesquisa
Há quatro meses, os testes em pacientes começaram no Núcleo de Queimados do IJF. “O tratamento tem garantido um tempo menor de recuperação e um custo mais baixo em relação ao tradicional”, afirmou João Neto, chefe do Núcleo de Queimados do Frotão.

novo logo-COMUNICAÇÃO anuncio clipping ANUNCIE+++