Operação do MP prende pessoas envolvidas em convênios com a Sesporte no Ceará
A 16ª Vara Criminal da Capital expediu seis mandados de prisão na Operação Bola da Vez, que investiga irregularidades em convênios da Secretaria do Esporte do Ceará e várias entidades esportivas entre 2009 e 2013. São quatro mandados de prisão preventiva contra Fernando Antônio Oliveira Marques, Newton Beviláquia Dias Júnior, Raimundo Nonato Chaves Júnior e Francisco Raimundo Lima Filho e dois mandados de prisões temporárias contra Vera Silvia Bezerra da Fontoura e Clidenor Santos de Souza.
A ação teve o apoio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) e Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) e das Polícias Militar e Civil.
O desvio de recursos públicos se dava através da celebração de contratos ou convênios entre a Sesporte e várias entidades desportivas, cuja finalidade seria a realização de atividades recreativas direcionadas a pessoas idosas e deficientes, de comunidades carentes. Os planos de trabalho dos convênios eram modificados de modo a permitir pagamentos indevidos, sem a contraprestação de serviços ou do material supostamente adquirido. Os desvios podem chegar a R$ 47 milhões.