Assembleia Legislativa tem pauta extensa para apreciar até 22 de dezembro

Recesso parlamentar na Assembleia Legislativa deve começar no próximo dia 22 de dezembro. Mas até lá, há matérias importantes para serem apreciadas. Entre elas, o orçamento estadual para 2017.
Uma corrida contra o tempo. A pouco mais de duas semanas para o início do recesso parlamentar de fim de ano, previsto para começar no dia 22 de dezembro, a Assembleia Legislativa tem pelo menos oito matérias relevantes para serem apreciadas e votadas. A principal dela é a Lei Orçamentária Estadual para 2017.
Os deputados apresentaram 1.288 emendas a proposta de orçamento para o próximo ano. O Executivo Estadual prevê um gasto de R$ 25 bilhões e 100 milhões reais para o pagamento de despesas e investimentos.
A Mesa Diretora da Assembleia marcou votações em plenário para os dias 13, 15, 20, 21 e 22 de dezembro. O esforço é para evitar que as mensagens sejam votadas num prazo que não atrapalhe o início do recesso. Os deputados só podem entrar em férias quando votarem o orçamento de 2017. “A oposição considera o tempo apertado para analisar toda a pauta que está aí. As discussões ficam prejudicadas” , avaliou Renato Roseno, deputado estadual/PSOL.
A posse da nova Mesa Diretora da Assembleia, eleita na semana passada, só acontecerá após o recesso parlamentar no início de abril. O presidente Zezinho Albuquerque foi reeleito para o terceiro mandato. Candidato derrotado na disputa, o deputado Sérgio Aguiar, também do PDT, diz que vai passar a adotar uma postura de independência em relação aos projetos do Governo na Casa. “Vou analisar projeto a projeto, antes de tomar uma posição”, disse Sérgio Aguiar.