Desemprego teve aumento na RMF em novembro

  • 21/12/2016

empregos

Pesquisa de Emprego e Desemprego do mês de novembro mostra que a taxa de trabalhadores fora do mercado voltou a crescer, apesar do período ser favorável ao surgimento de postos temporários por causa das férias e festividades do fim do ano.
A elevação na taxa de desempregados foi pequena, mas aumentou 0,3 por cento. Passou de 12,9 por cento em outubro para 13,2 por cento em novembro. São 246 mil trabalhadores fora do mercado na Região Metropolitana de Fortaleza.
O aumento no desemprego chama a atenção neste período porque é comum o surgimento de muitas vagas temporárias por causa da alta estação e das festividades de fim de ano.
Os setores com maior queda na oferta de vagas no mercado foram o de serviços (menos 5 mil) e indústria de transformação (menos de 2 mil). A variação positiva nos postos de trabalho aconteceu no setor de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (mais 6 mil) e construção (mais 3 mil). No acumulado de um ano, entre novembro de 2015 e novembro deste ano, o resultado é desfavorável e mostra recessão. “São 50 mil postos de trabalho a menos em Fortaleza e Região Metropolitana”, afirmou Mardônio Costa, analista do Mercado do Trabalho do IDT.