Será que Michel Temer chega ao fim do mandato?

  • 14/12/2016

size_810_16_9_michel-temer-pmdb

A oposição no Congresso Nacional começa a assumir o discurso de “conspiração” para afastar Michel Temer da Presidência da República e escolher diretamente um novo nome para governar o País até 2017. Este nome seria o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Você considera isso delírio?

Então vejamos: a Constituição estabelece a realização de eleições indiretas caso o presidente e o vice não possam ocupar o cargo após a metade do mandato de quatro anos. Ou seja, com o impeachment de Dilma Rousseff, caberia ao Congresso Nacional escolher de forma indireta o novo presidente, caso Temer renuncie ou seja afastado do cargo a partir do próximo dia 1º de janeiro.

Com a popularidade em baixa, com sinais desanimadores na economia e com o próprio nome e o de auxiliares incluídos no rol de suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, o presidente Michel Temer passa pelo momento mais difícil de sua ainda curta gestão. Aliados e partidos ameaçam rompimento, ao mesmo tempo em que a oposição reforça o pedido de renúncia imediata.
O Instituto Datafolha aponta que 63% dos brasileiros defendem a renúncia de Temer ainda este ano para possibilitar a realização de eleições diretas. A reprovação do presidente é a opinião de 51% dos entrevistados.