Alunos novatos disputam vagas nas escolas de tempo integral da Prefeitura

  • 11/01/2017

download-8

Matrículas dos alunos novatos nas escolas municipais de Fortaleza vão até a próxima sexta-feira, 13 de janeiro. A busca por vagas nas unidades de tempo integral tem levado pais e mães até a dormirem na porta das escolas.
Na Escola de Tempo Integral Professora Maria José Ferreira Gomes, mães fazem fila desde o início da semana para tentar uma vaga na unidade. Ana Célia mora no bairro Presidente Vargas. Ela quer matricular os dois filhos em uma escola de tempo integral da Prefeitura. “Está difícil. Eles dizem que não tem mais vagas”, desabafou Ana Célia Calixto.
Quem estudou ano passado na escola, a matrícula é automática. É o caso da dona de casa Ana Maria da Silva, que já assegurou a permanência da filha. “Ainda bem que consegui manter a cada dela”, disse.
O problema é que para os alunos novatos, que são aqueles que buscam trocar de escola no início do ano, não há vaga para todos. Não tem como pais e mães não ficarem frustrados com a notícia.
A escola já tem 400 alunos matriculados para 2017. A Secretaria de Educação do Município diz que será feito um cadastro reserva, mas quem não conseguir vaga será remanejado para outras unidades do bairro.
A Prefeitura estima que cerca de 20 mil novos alunos entrem na rede municipal este ano. Hoje, já são 180 mil. Para fazer a matrícula dos novatos, os pais devem levar a seguinte documentação: certidão de nascimento, transferência escolar, três fotos 3×4, documento de identificação social do responsável, comprovante de residência, cartão de vacinação e CPF ou RG do responsável quando o aluno for menor de idade. “Depois de sexta-feira, os pais podem continuar procurando as escolas”, afirmou Iracema Frota, gerente da Célula de Dados Educacionais.