Brasil perde com a morte de Teori Zavascki e a Lava Jato também
Sem embarcar nas teorias de conspiração que são comuns diante de um episódio como este, a morte do ministro Teori Zavasky em um acidente de avião traz um grande prejuízo para o País. Não só pelo trabalho desenvolvido por ele no STF, mas pelo seu desempenho como relator da Operação Lava Jato. Agora, em fevereiro, Teori deveria tornar público os cerca de 900 depoimentos de 77 delatores da Odebrecht contra uma variedade de políticos que estão à frente da corrupção no País.
Agora, a preocupação é: quem vai assumir o lugar de Zavasky? De acordo com a Constituição Brasileira, cabe ao Presidente da República (Michel Temer) escolher os integrantes da Suprema Corte brasileira. O indicado para o cargo precisa ser sabatinado e aprovado por maioria absoluta pelo Senado Federal.
Temer é citado nas delações da Odebrecht. Esperar que ele nomeie um novo relator é um golpe na Operação Lava Jato. A repercussão da morte do ministro do STF vai deixar a população em alerta sobre os novos passos das investigações. Afinal, o que não falta é acusado de corrupção querendo dar um freio nessas apurações de desvio de recursos públicos.