Governo do Estado confirma transferência de presos em unidades cearenses
Depois da rebelião que matou 60 presos numa unidade penitenciária em Manaus (AM), o Governo do Ceará redobra as atenções nos presídios. O governador Camilo Santana confirmou que estão sendo feitas transferências de presos do Complexo Penitenciário de Itaitinga II. “São ações que já fazem parte do planejamento da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Nós transferimos vários traficantes perigosos para presídios federais”, disse Camilo Santana.
O governador reconheceu que todos os presídios do País enfrentam dificuldades, com questões não só de infraestrutura, mas também de excesso de presos. “Nós inauguramos, no ano passado, mais uma unidade penitenciária, estamos construindo mais 3 mil vagas no Ceará. Mas isso não resolverá os problemas que são históricos”, afirmou.
Camilo Santana ressalta que o monitoramento eletrônico tem sido uma alternativa para reduzir o problema da superlotação das unidades. Hoje, no Ceará, o número de presos com tornozeleira eletrônica passou de 200 para 1.200.