Mudanças no comando da PM geram críticas internas e obrigam a SSPDS a alterar nomes
Por essa, o novo secretário de Segurança Pública, André Costa, não esperava. Nem mesmo anunciou os nomes que comandarão a PM no Ceará e já enfrentou resistências. O problema foi a indicação do tenente-coronel Alexandre Ávila, nomeado como novo secretário adjunto da SSPDS.
Outros coronéis da corporação questionaram sobre a hierarquia militar. Como um tenente-coronel iria mandar mais que um coronel ao ocupar um cargo mais alto na cúpula da segurança pública? O fato é que a indicação de Alexandre Ávila é do próprio governador Camilo Santana e ele vai permanecer no cargo.
O resultado foi que dois dias após anunciar os nomes, a SSPDS fez novas alterações no comando da PM cearense. O coronel Ronaldo Viana é o novo comandante da Polícia Militar. O comandante-adjunto é o coronel Adriano Soares. Já o secretário executivo da corporação é o coronel Vandesvaldo de Carvalho.
O secretário da SSPDS, André Costa, mandou recado sobre a manutenção do tenente-coronel Alexandre Ávila como secretário-adjunto. “Ele está assumindo uma função civil e a vinculação da Polícia Militar do Ceará junto à SSPDS é estritamente operacional. O ‘staff” da PM, bem como os coronéis, que poderiam se melindrar com essa situação, estão subordinados ao tenente-coronel Alexandre”.
Que as alterações não venham a atrapalhar o clima interno na PM.