Operação Inverno intensifica combate ao Aedes aegypti em Fortaleza
Secretaria de Saúde do Município realizou nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, mais uma ação da Operação Inverno, no bairro Antônio Bezerra. O objetivo foi combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.
Esta é a 12a ação da Operação Inverno, que teve início em outubro do ano passado. A ideia é visitar as áreas da Capital com maior presença do mosquito Aedes Aegypti. No bairro Antônio Bezerra, são 1.079 casos de dengue (467) e chikungunya (612) em 2016. “A ação conta com cerca de 800 agentes de endemia que fazem a visita a residência e aplicam produtos químicos para evitar a reprodução do mosquito.
A Operação Inverno prossegue até dia 30 de junho. O trabalho dos agentes é preventivo. A estratégia é reforçar o combate ao mosquito em bairros que tenham um maior índice de infestação. “Em Fortaleza, foram registrados no ano passado 20.754 casos de dengue e 17.209 de chikungunya”, informou Carlos Barbosa, coordenador do Controle de Vetores em Fortaleza.
Além da dengue e da chikungunya, o mosquito Aedes Aegypti também transmite o Zika Vírus. A Secretaria de Saúde do Município alerta as mulheres gestantes para os cuidados com os focos de transmissão, que pode resultar em bebês com microcefalia.
“A rede municipal está mais preparada para atender os casos de bebês com microcefalia”, salientou Joana Maciel, secretária de Saúde de Fortaleza.