A importância da solidariedade no Carnaval
O Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin e Banco de Sangue do Hemoce estão em campanha para reforçar os estoques de leite humano e sangue durante o Carnaval. No período é comum a diminuição dos doadores.
O Banco de Leite do Hospital Albert Sabin precisa em média de três a quatro litros de leite materno diários para atendimento da UTI Neonatal da unidade, que tem 34 leitos. O estoque para o período de Carnaval está baixo. É necessário captar pelo menos 30 litros para garantir o fornecimento da unidade hospitalar até a quarta-feira de cinzas. “Para doar, as mães que estão amamentando não precisam nem sair de casa”, afirmou
Erandy Souza, coordenadora do Banco de Leite do Hospital Albert Sabin.
No Hemoce, também há campanha para aumentar a captação de sangue para o Carnaval. Lá, a meta é coletar pelo menos nove mil bolsas em todo o Estado, sendo cinco mil só em Fortaleza.
Hemocentros da Capital e do interior incentivam os doadores a comparecer nas unidades de coleta até o próximo sábado ou até mesmo nos quatro dias de festa. “Para ajudar com a campanha basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem preencher formulário de autorização do responsável), pesar no mínimo 50kg, estar alimentado e apresentar documento original com foto recente”, disse Nagela Lima, coordenadora de Captação do Hemoce.