Com apoio de Temer, Eunício deve ser eleito presidente do Senado
O senador cearense Eunício Oliveira (PMDB) deve ser o novo presidente do Senado Federal. A eleição acontece nesta quarta-feira, dia primeiro de fevereiro. O único adversário de Eunício é o senador José Medeiros (PSD-MT), também da base do governo, mas sem forças para romper as alianças feitas pelo senador cearense.
Eunício Oliveira tem o apoio do presidente Michel Temer para substituir Renan Calheiros. Eunício foi deputado federal por três mandatos e está no Senado desde 2011. Entre 2004 e 2005, foi ministro das Comunicações no governo Lula. Também foi aliado de primeira linha de Dilma Rousseff. Hoje, é homem de confiança de Temer.
Eunício deve ser eleito presidente do Senado, mas enfrenta denúncias no âmbito das Lava Jato. Foi citado pelo ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que listou Eunício (apelidado de “Índio”) entre os parlamentares que receberam dinheiro para aprovar uma medida provisória de interesse da empresa. Também foi citado na delação do ex-senador Delcídio do Amaral, no trecho em que detalha a influência do PMDB no setor de minas e energia por meio de supostos esquemas de propina.