Temer emplacou Eunício no Senado e Maia na Câmara. E agora?

  • 02/02/2017

download (6)

O resultado foi o esperado. Depois de eleger o senador Eunício Oliveira na presidência do Senado, o Planalto emplacou a reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele terá um mandato de dois anos.

Maia obteve 293 votos, seguido de Jovair Arantes (PTB-GO), com 105 votos; André Figueiredo (PDT-CE) com 59; Júlio Delgado (PSB-MG) com 28; Luiza Erundina (PSOL-SP) com 10 e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com 4 votos.

Apesar do apoio direto do PMDB nas eleições de Eunício e Maia, Temer deve manter as “barbas de molho” quando o assunto são os projetos de reforma que virão pela frente, principalmente, dá Previdência.

A melhor definição sobre a relação do presidente Michel Temer e o PMDB, no Congresso Nacional, veio do jornalista Carlos Melo, no UOL: “Como ouvi certa vez de um antigo professor: ‘o PMDB é nossa Rússia: grande, dividido, desorganizado e armado até os dentes’. Em que pese a filiação de Temer e do governo, não se deve esperar solidariedade do partido: o PMDB não tem amigos, tem interesses”. Ou seja, amanhã tudo pode acontecer.