Trimestre deve ter chuvas dentro da média histórica no Ceará

  • 21/02/2017

images (16)

A Funceme divulga prognóstico de chuvas para o próximo trimestre. O cenário continua de maior probabilidade das precipitações ficarem dentro da média histórica.
O prognóstico de chuvas para o trimestre março, abril e maio no Ceará repete a previsão anterior feita pela Funceme ainda em janeiro. 20% de precipitações acima da média histórica, 43% dentro da média e 37% de possibilidades de chuva abaixo do esperado. Os dados foram apresentados durante a reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio. “A preocupação é apenas com a região do Vale do Jaguaribe, onde a perspectiva é de chuvas abaixo da média”, disse Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Em fevereiro, as chuvas que caíram até agora empolgaram os meteorologistas. As precipitações confirmam a expectativa da média histórica de 118.6 mm.

As notícias são positivas, mas o que ainda preocupa é a necessidade de recarga dos principais reservatórios do Estado. Na região do Castanhão, em Nova Jaguaribana, por exemplo, as chuvas ainda têm sido insuficientes para garantir um maior aporte.

“O Conselho Estadual de Recursos Hídricos discute estratégias para o segundo semestre a fim de que o abastecimento de água esteja assegurado em todos os municípios do Ceará”, salientou João Lúcio Farias, presidente da Cogerh.