Decon Estadual emite lista de empresas com maiores reclamações em 2016
Decon estadual elaborou um relatório de reclamações feitas pelos consumidores em 2016. O órgão recebeu 6.466 reclamações. O índice de resolução dos casos foi de 80,9%. Apenas 1.232 questionamentos dos consumidores não chegaram a um acordo, o que correspondeu a 19,1%.
A cada dia mundial do consumidor, que transcorreu nesta quarta-feira, dia 15 de março, o Decon Estadual emite um relatório com as atividades realizadas no ano anterior. Este cadastro mostra as empresas e os produtos com maior número de reclamações entre os consumidores. O estudo revela, por exemplo, que os questionamentos quanto a qualidade dos produtos (28,1%) está quase igual a de assuntos financeiros (29%). Os aparelhos celulares foram os produtos com maior índice de reclamações: 21,9%, seguido por TVs (11,3%) e computadores (11,2%).
No cadastro de reclamações fundamentadas, elaborado pelo Decon Estadual, também é possível saber quais as empresas com maior número de questionamentos no órgão.
No geral, a Telemar (Oi Fixo) liderou em 2026 com 393 reclamações. Depois vem Oi Móvel com 335, Caixa Econômica com 223, Sky com 199, Claro, com 163, e Cagece, com 158. Entre as empresas que menos resolvem os problemas reclamados pelos consumidores, que procuram o Decon, estão Samsung (65,1%), Fortbrasil Cartões (78%) e Enel (78,3%).