Governadores do Nordeste vão cobrar recursos retidos pela União

  • 29/03/2017

IMG-20170329-WA0044

Governadores do Nordeste se reuniram nesta quarta-feira, dia 29 de março, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Na pauta do encontro, o impacto da reforma da Previdência para os estados.

Seis dos nove governadores do Nordeste participaram do encontro. Sergipe mandou o vice. Bahia e Maranhão não mandaram representantes. Um dos assuntos da reunião foi a renegociação fiscal dos estados com o Governo Federal. Os governadores nordestinos defendem uma posição única da região, por conta da dívida ser menor em relação a outros estados.

Mas o principal tema do encontro foi a proposta da reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional. “Há restrições dos governadores do Nordeste em relação às regras propostas  de aposentadoria dos trabalhadores da área rural”, avaliou Paulo Câmara, governador de Pernambuco.

Os governadores dos estados nordestinos vão pedir uma audiência com o presidente Michel Temer, em Brasília, no início de abril, para tratar de liberação de recursos da União em atraso.  “A maior preocupação é com o contingenciamento de recursos federais, principalmente, em relação a obras de maior porte que estão em andamento”, disse Camilo Santana, governador do Ceará.