Passageiros no Pinto Martins se mostram aliviados com suspensão na cobrança de bagagens

  • 14/03/2017

images (6)

A Justiça Federal concedeu liminar suspendendo a nova regra da Agência Nacional de Aviação Cívil que permite a cobrança das bagagens despachadas em aeroportos. No Pinto Martins, em Fortaleza, passageiros se mostraram aliviados com a decisão, nesta terça-feira, dia 14 de março.
A cobrança no embarque das bagagens está suspensa por uma decisão da Justiça Federal, em São Paulo. “Assim, as companhias aéreas estão obrigadas a manter as regras em vigor”, disse Pedro Ian Sarmento, assessor jurídico do Decon.
Pelas regras atuais, o passageiro pode levar até cinco quilos de bagagem de mão. Se for despachar, são 23kg para voos nacionais e 32kg para internacionais. Na alteração proposta pelas companhias aéreas, a bagagem de mão permitida passaria para 10kg. Acima deste peso, cada empresa estipularia uma taxa a ser cobrada no momento do embarque. A medida é questionada pelos órgãos de defesa do consumidor que consideram se tratar de cobrança indevida. “Estamos tentando reverter a decisão em definitivo”, afirmou Sérgio Henrique Sales, coordenador de Processos do Procon Fortaleza.
Para quem viaja com frequência, o desejo é que a decisão liminar que suspendeu a cobrança pela bagagem seja mantida. “Não podemos ficar pagando preços abusivos”, avaliou Marcos Gresse, industrial.