Secretários de Justiça de todo o País discutem melhoria da gestão prisional em Fortaleza

  • 16/03/2017

images (13)

Secretários de Justiça de todo o País se reuniram nesta quinta-feira, dia 16 de março, em Fortaleza. Na pauta do encontro, os desafios da gestão prisional nas unidades nos estados brasileiros.
Os secretários dos outros estados foram recepcionados pela titular da pasta de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França. O encontro na capital cearense discutiu o andamento dos processos de gestão prisional, a ação de facções criminosas nas unidades de todo o País e uma legislação específica para a implantação de novas casas de privação.
A superlotação das unidades penitenciárias nos estados brasileiros tem sido um incentivo a ocorrência de rebeliões. No Ceará, a população carcerária atual é de 25.166 detentos. Cerca de 70 por cento a mais do ideal. Mesmo assim, a secretária Socorro França diz ter uma situação razoável de controle. “Os investimentos em inclusão do preso é a melhor forma de manter harmonia nos presídios”, apontou Socorro França, secretária de Justiça e Cidadania/CE.
Na avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, o controle dos presídios em todo o Brasil passa também por um melhor estudo das facções criminosas que atuam dentro das unidades. “O combate às ações deve começar ainda do lado de fora das penitenciárias”, disse Lourival Gomes, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Justiça.