Videomonitoramento da AMC já começou a multar em quatro cruzamentos de Fortaleza
A Autarquia de Trânsito de Fortaleza começou a fiscalizar as infrações cometidas em quatro pontos com maior movimento no trânsito da Capital, através do serviço de videomonitoramento feito por meio das câmeras do Ctafor.
Infrações como paradas sobre faixas de pedestres, conversões em locais proibidos, estacionamento em pontos inadequados e fechamento de cruzamentos vão gerar multas, sem a necessidade do agente estar presente no local da ocorrência. Dois fiscais de trânsito fazem o acompanhamento através das câmeras durante as 24 horas do dia. A autuação pode ser feita da própria central, na sede da AMC, por meio do videomonitoramento. “A multa chegará na casa do motorista infrator num prazo de 15 dias”, disse Clebio Lima, chefe do Núcleo de Tecnologia da AMC.
Os pontos que passaram a ser monitorados são os cruzamentos da avenida 13 de Maio com Senador Pompeu, Bezerra de Menezes com Olavo Bilac, Jacinto Matos com Presidente Castelo Branco e 13 de Maio com avenida da Universidade. Neste último, localizado no bairro Benfica, são duas câmeras fazendo a fiscalização com um alcance de 400 metros cada. Através dos equipamentos é possível detectar até o uso indevido de aparelhos celulares pelo condutor enquanto dirige. O videomonitoramento ainda é novidade para a maioria dos motoristas, apesar das novas placas de sinalização instaladas nos locais de fiscalização.
A previsão é que até 30 dias, todas as 41 câmeras do Ctafor vão fazer a fiscalização eletrônica. Serão 41 cruzamentos da Capital com a sinalização implantada.