Busca pela terceirização promove crescimento em empresas do setor

  • 18/04/2017

images (47)As novas regras de terceirização e a crise econômica que tem gerado desemprego no País promovem otimismo nas empresas do setor. Especialistas na área consideram que o empresariado deve passar a contratar mais empregados terceirizados. Esse quadro tem atingido inúmeros setores do mercado e representa hoje um terço das vagas criadas nas empresas privadas nacionais. Na verdade, nos últimos 10 anos, a mão de obra terceirizada cresceu 127%.
Segundo dados do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – Cesit (Unicamp), coletados de informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 1995 a 2005, cerca de 2,3 milhões de vagas foram preenchidas por mão de obra terceirizada – pessoas que trabalham em uma determinada empresa, mas recebem salário por outra.
Conforme o diretor comercial do Grupo Servnac, Francisco Moraes, empresa cearense do segmento de terceirização de serviços de Vigilância, Escolta, Segurança Pessoal Privada, Portaria 24 horas, Zeladoria e Limpeza, a preferência por terceirização vem da necessidade de as empresas reduzirem os custos com salários. “Como resultado, a empresa ganha maior competitividade no mercado”, explicou Moraes.

Recentemente, a Servnac se filiou ao Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), que é uma organização de caráter privado, que reúne empresas de diversos países e estimula o debate e o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico social.