Fortaleza registra aumento nos crimes violentos, apesar da nova política da SSPDS
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, tem buscado implementar uma ação mais ostensiva das forças de segurança em áreas de maior vulnerabilidade social em Fortaleza. Inclusive, com ele próprio presente às ações. Apesar do esforço, o número de mortes violentas registradas da Capital, em março, cresceu 52,5% se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 154 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.
Em todo o Ceará, o número de mortes violentas também avançou no mês passado. Os crimes violentos atingiram 358 casos. Uma alta de 13,3% na comparação com os 316 de 2016. Levando em conta o acumulado dos três primeiros meses de 2017, o aumento foi um pouco menor, de 4,3%. Na Região Metropolitana de Fortaleza, houve recuo de 7% em março.
Como reação, o governador Camilo Santana confirma mais investimentos na área da segurança pública. “Nós vamos até o final do mês criar mais uma Uniseg (Unidade de Segurança) integrada no Conjunto Ceará. Da mesma forma no Vincente Pizón nesse mês. Vamos entregar as novas viaturas. Só aguardando a adesivagem dos carros. Estamos também com as novas turmas da Polícia Militar já na Academia”, disse.