Prédio da Justiça Federal em Curitiba está isolado para depoimento de Lula
O prédio da Justiça Federal em Curitiba já está isolado desde a noite de terça-feira, dia 9 de maio, para o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro. Os ânimos estão acirrados de apoiadores da Operação Lava Jato, de um lado, e de militantes favoráveis a Luiz Inácio Lula da Silva, de outro. O depoimento está previsto para esta quarta-feira, às 14 horas.
Não haverá transmissão ao vivo do depoimento. Manifestantes pró-Lula lotam a cidade de Curitiba vindos de vários estados. A 1ª Vara Federal de Curitiba concedeu reintegração de posse de parte do terreno utilizado como acampamento a manifestantes favoráveis ao ex-presidente. Isso só aumentou a tensão entre os manifestantes.
De última hora, a defesa de Lula ainda entrou com três pedidos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pedem o impedimento do juiz federal Sérgio Moro para julgar a ação penal, pedem a autorização para levar equipe própria para gravar todo o depoimento de Lula e alegam a necessidade de adiar o depoimento e de ter acesso total aos documentos do processo.