VLT inicia operação assistida a partir de junho
Iniciada em 2012 e paralisada em 2014 depois que o Governo do Estado rompeu o contrato com o consórcio construtor, a obra do Veículo Leve sobre Trilhos foi retomada em 2015. Mas o VLT continua sofrendo atrasos. A operação assistida, que são os testes de funcionamento com os passageiros, no trecho entre as estações da Parangaba e Borges de Melo, deveria ter iniciado este mês. Mas já sofreu um novo adiamento, de acordo com o Metrofor. Só deve começar em junho.
A obra do VLT está com 63% de execução, segundo a Secretaria da Infraestrutura do Estado. O projeto está dividido em três trechos. O primeiro a ficar pronto será o trecho 2, com 94% de conclusão e fica entre as estações Borges de Melo e Parangaba.
O trecho 2 do VLT inclui quatro estações. Na fase de operação assistida, a população terá acesso a dois trens, de forma gratuita, no horário de 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.
O trecho 1, que contempla a construção da passagem inferior da Avenida Borges de Melo, tem 55% de execução. A previsão é que esteja pronto de forma parcial, a partir de junho de 2017. Já o trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Iate Clube e Borges de Melo, tem expectativa de entrega no início de 2018.