Julgamento da chapa Dilma/Temer volta as atenções para o TSE nesta terça
O presidente Michel Temer enfrenta mais uma ameaça ao seu governo nesta terça-feira, dia 6 de junho, quando será retomado o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da chapa que o elegeu como vice de Dilma Rousseff por abuso de poder econômico e financiamento ilegal de campanha.
Caso o TSE decida contra Temer, deverá definir se o presidente sai imediatamente ou permanece na presidência até o julgamento do recurso, que certamente chegará ao Supremo Tribunal Federal (STF). Se Temer cair, caberá ao Congresso eleger o novo presidente, no prazo de 30 dias, para completar o mandato presidencial até o final de 2018.
A possibilidade de o processo ser retardado é real, com algum ministro do TSE pedindo vista do processo e dando mais tempo de sobrevida a Michel Temer na Presidência.
A pressão popular continua. No domingo, dia 4 de junho mais de 100 mil pessoas ocuparam as ruas de São Paulo pedindo a saída de Temer e a realização, ainda este ano, de eleições diretas para a Presidência da República.