Ministro Gilmar Mendes é alvo de novo pedido de impeachment

  • 15/06/2017

images (19)

O presidente do TSE e ministro do STF, Gilmar Mendes, é alvo de novo pedido de impeachment. O primeiro foi protocolado em 2016, mas indeferido pelo então presidente do Senado, Renan Calheiros. Agora, o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles protocolou um novo pedido em parceria com o professor da UnB (Universidade de Brasília), Marcelo Neves.

O ministro Gilmar Mendes é questionado por suas ligações com políticos e empresários. A alegativa no documento é de crime de responsabilidade do ministro por conduta inadequada.

Uma delas, na conversa gravada pela Polícia Federal entre o senador afastado Aécio Neves e o ministro Gilmar Mendes em que tratam sobre a lei de abuso de autoridade. “É claramente uma atuação política que não condiz com o cargo que ele exerce”, disse Fonteles.

Os problemas passam também por relação com empresas investigadas pela Procuradoria Geral da República. De acordo com a Folha de São Paulo, o Instituto Brasiliense de Direito Público, que tem como sócio o ministro Gilmar Mendes, recebeu do grupo J&F, que controla a JBS, R$ 2,1 milhões em patrocínio para eventos.