Secretário da SSPDS tem admitido dificuldades com aumento dos homicídios no Ceará

  • 16/06/2017

images (21)

Os índices de homicídio voltaram a subir assustadoramente no Ceará. Os especialistas em segurança apontam a briga de facções​ criminosas em busca de conquistar novas áreas para o tráfico de drogas como responsável pelas mortes recentes.

De janeiro a maio deste ano foram 1.824 assassinatos contabilizados no Estado. Recentemente, aconteceram chacinas no Porto das Dunas, em Aquiraz, e no município de Horizonte. Em ambos os casos, a polícia constatou a morte de pessoas envolvidas com o tráfico. No caso de Horizonte, morreram pessoas inocentes, inclusive, uma criança.

Facções como Comando Vermelho e Guardiões do Estado (GDE) extrapolam o poderio das áreas internas dos presídios para atuar nas ruas da Capital.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, admite as dificuldades diante do aumento dos homicídios. E a questão, no momento, não é mais só de número de policiais e equipamentos. A pacificação social em áreas de conflito e vulnerabilidade é um ponto de partida que precisa ser encarada de forma realista e com ações efetivas, sob pena de a gente perder essa “guerra”.