Aliança entre Camilo e Eunício ainda está só na base da especulação

  • 05/09/2017

images (3)

As especulações sobre aproximação de Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) ainda não passaram das redes sociais. Fatos concretos sobre um acordo político firmado entre o governador do Ceará e o presidente do Senado Federal ainda não existem. Dirigentes do PDT, aliados de Camilo, desmentem aproximação com Eunício, que é considerado desafeto dos irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes.

O que é fato é que o senador Eunício Oliveira articula buscar um novo mandato de senador em 2018. Há duas vagas para o Senado em jogo no Ceará. O PDT tem nomes de olho nas duas vagas: o ex-governador Cid Gomes e o presidente estadual do partido André Figueiredo. Eunício avalia que o PMDB teve a força esvaziada na Assembleia Legislativa com quatro deputados passando para o lado de Camilo Santana.

Outra coisa: acreditar que Ciro Gomes vá concorrer à Presidência da República pelo PDT com uma aliança, mesmo que velada, com Eunício Oliveira fica difícil de prever. Afinal, o que Ciro diria a seus eleitores?

E no caso de Camilo Santana, que pertence ao PT e viu Eunício Oliveira tomar o lado de Michel Temer, após impeachment de Dilma Rousseff? Como o governador vai explicar ao eleitorado qualquer aliança política para 2018?

Se há algum tipo de conversa entre Eunício, Camilo e até o próprio prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que é do PDT, os interesses têm se mostrado institucionais. Até porque Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza têm vários projetos a espera de financiamentos internacionais, que dependem do aval do Senado Federal.

No entanto, como em política tudo pode acontecer, não custa nada esperar por novos fatos. Por enquanto, o que se vê é muita nota plantada em redes sociais. É esperar pra ver.