Entre tantas negações, Lula consegue um parecer favorável contra Moro
No embate Lula contra Moro, o ex-presidente conseguiu, enfim, um parecer favorável do Ministério Público Federal. O MPF aceitou um recurso da defesa de Lula que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça), pedindo a suspeição do juiz Sérgio Moro no processo do caso do tríplex do Guarujá (SP).
O caso chegou à instância superior após o recurso ter sido negado pelo próprio Moro e também pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, em Porto Alegre. Agora, o pedido da defesa está no STJ, que por meio do ministro relator Felix Fischer, da 5ª Turma, vai declarar se o magistrado de Curitiba agiu de forma parcial.
A defesa de Lula elencou nove motivos para pedir a suspeição do juiz de Curitiba, entre eles, o uso de linguagem que poderia indicar certeza de condenação ainda no recebimento da denúncia e um vídeo divulgado onde Moro aparece com os procuradores da força-tarefa da Lava Jato.
Lula foi condenado em julho passado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter supostamente aceitado propina da OAS, na forma de um tríplex reformado, em troca de contratos da empreiteira com a Petrobras.