Governadores do Nordeste questionam planos de Temer para o setor elétrico

  • 05/09/2017

unnamed (1)

Governadores nordestinos tentam marcar espaço na relação com o presidente Michel Temer. Enviaram uma carta a Temer criticando a privatização da Eletrobras e outras mudanças anunciadas pelo Governo Federal no setor de energia. A carta foi assinada pelos governadores dos nove estados do Nordeste, entre eles, Camilo Santana, do Ceará.

No documento, os governadores nordestinos fazem propostas que vão desde a desvinculação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) do grupo Eletrobras até a união da companhia com outras três instituições que promovem o desenvolvimento da região.

Entre pontos tratados na carta encaminhada a Michel Temer está o aumento da conta de energia elétrica, com base em manifestação oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A maior parte das usinas cotizadas é da Eletrobras e tem o contrato de concessão estabelecido até 2043. A privatização da Eletrobras é questionada também tanto pelo valor estratégico da empresa e de seus ativos, assim como o valor da água do São Francisco para outros usos, como o abastecimento humano.