Sem alternativa, Palocci abandona o PT e dispara contra Lula
Há um ano preso, o ex-ministro Antonio Palocci resolveu jogar a sujeira pra cima. Agora, é tentar se salvar de mais tempo na cadeia. Em carta de desfiliação endereçada a direção do PT, ele diz que por décadas tomava suas decisões ao pensar primeiramente no partido. “Agora decidi pela minha família. E o fiz com a alma tranquila”. O PT aceitou o partido.
Mas Palocci não parou por aí. Resolveu fazer uma verdadeira “lavagem de roupa suja” com o partido, apontando erros ao longo dos governos Lula e Dilma. Falou que no PT, “quem fala a verdade é punido e os erros e ilegalidades são varridos para debaixo do tapete”. O ex-presidente Lula virou o principal alvo.
Não precisa ser especialista em política para entender que não há santos nessa história. Em meio a tantos escândalos, é fato que muita gente se beneficiou de recursos ilícitos. Quem comprovadamente recebeu propina deve ressarcir os cofres públicos e cumprir sua pena. Mas as provas não podem ser só de boca. Acusar é fácil. Difícil é provar. Tarefa que cabe a delatores e investigadores.