Grades do Parque do Cocó têm sido alvos frequentes dos vândalos

  • 16/10/2017

unnamed (1)

O Parque do Cocó tem sofrido com a ação de vândalos. Muitas grades que cercam a reserva têm sido furtadas ou danificadas.

Na avenida Murilo Borges, no bairro Lagamar, em Fortaleza, dá para se ter uma ideia dos prejuízos causados pelos furtos de grades que cercam a reserva ambiental do Cocó. Pelo menos 57 foram arrancadas de um só trecho, o que deixa a fauna e a flora completamente desprotegidas. Os sucessivos furtos na área têm preocupado a administração do Parque do Cocó.

A estimativa é que de abril de 2015 até agora, cerca de 500 grades já foram furtadas. Apenas 10% desse total foram recuperados.

Cada grade tem 2,85 metros de altura. O Governo teve de abrir um novo processo licitatório para repor as peças furtadas. “Só nos últimos quatro meses, foram 150 retiradas do local”, afirmou Paulo Lira, administrador do parque.

O Batalhão de Policiamento Ambiental é responsável pelo patrulhamento da área do Parque do Cocó. Desde que os furtos aumentaram, a polícia iniciou uma investigação para apurar o destino do material levado que, na maioria das vezes, é vendido para reciclagem.

“Até o fim do ano, o Batalhão deve receber um reforço no número de policiais para intensificar as ações de fiscalização em torno da reserva ambiental”, disse a Ten Luziane Freire, do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente.