Santa Casa retoma cirurgias eletivas no dia 26, mas ainda está com recursos insuficientes

  • 24/10/2017

images (38)

A Santa Casa de Fortaleza deve retomar os procedimentos cirúrgicos eletivos a partir de quinta-feira, dia 26 de outubro. As cirurgias estão paradas por falta de recursos para pagar médicos, enfermeiras e material durante todo o mês.
Nove salas de cirurgia da Santa Casa de Fortaleza estão paradas. Procedimentos de média e alta complexidade como apêndice, vesícula e câncer deixaram de ser realizados desde o início do mês por causa da falta de recursos. São 40 cirurgias que não estão sendo feitas por dia.
O Governo do Estado mantinha um convênio com a Santa Casa no valor de R$ 380 mil reais por mês. O que dava para financiar 400 cirurgias. Este repasse foi suspenso em outubro.

Há uma demanda reprimida de 1.600 cirurgias de média e alta complexidade. Como os recursos para cirurgias garantidos pelo SUS não são suficientes para o mês inteiro, os procedimentos só serão retomados no dia 26 de outubro, mas por apenas 10 a 15 dias. “A Provedoria da Santa Casa tenta negociar com o Governo do Estado uma nova ajuda financeira para equilibrar a realização das cirurgias no hospital”, afirmou Paulo Accioly, vice-provedor da Santa Casa.