Ceará se destaca na exportação de coco e sedia Feira Nacional
Fortaleza sedia até sexta-feira, dia 10 de novembro, a Feira Nacional de Coco. O Ceará é um dos grandes pólos produtores irrigados do País. A feira é uma oportunidade de apresentar os produtos derivados do coco.
Em Fortaleza, a Praia do Futuro é um dos principais pólos consumidores de água de coco na Capital. “Só na minha barraca são comercializados cerca cinco mil cocos por mês. O consumo é bem superior em toda a orla da Praia Futuro se for levado em conta as outras barracas e a venda que é feita na areia por ambulantes”, diz Ivan Assunção, vice-presidente da Abrasel-CE.
A venda de cocos no litoral do Ceará está em alta, como também o mercado produtor. O Estado só perde em números para a Bahia. E as perspectivas de crescimento no setor estão em discussão aqui em Fortaleza até sexta-feira em mais uma edição da Feira Nacional do Coco, no Marina Park Hotel. A feira é realizada a cada dois anos.
No Ceará são cerca de 50 mil hectares de plantação. Uma produção anual de 14 milhões de coco. Os municípios de Paraipaba, Trairi e Pentecoste, além da região do Baixo Acaraú são as principais zonas produtoras no Estado. “O setor gera hoje em torno de 100 mil empregos só no Ceará. O mercado está em plena expansão”, destaca Bezerra de Menezes, presidente do Instituto Ecoco do Brasil.