Combate à corrupção foi tema de debate no TCE
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) promoveu nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, um debate tendo como tema os desafios de combate a corrupção. O evento foi alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, que transcorreu nesta sexta-feira.
A luta para diminuir a corrupção no serviço público do País é um desafio que atravessa décadas. Seja em nível federal, estadual ou municipal, tribunais de contas, Ministério Público e o Judiciário têm sido parceiros na busca de combater a prática.
O juiz federal Danilo Fontenelle destacou a importância do povo valorizar as virtudes dos gestores que são eleitos a cada pleito. “Isso pode fazer a diferença na seriedade das administrações públicas”, disse.
Para o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Ceará, Rômulo Conrado, os efeitos da Operação Lava Jato podem trazer no futuro uma mudança de comportamento das pessoas sobre o combate à corrupção. “O gestor tem que ser responsável com o dinheiro público”.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado destaca a necessidade de dar mais transparência na ação dos gestores públicos. “Sem clareza no uso de recursos públicos, os atos de corrupção ficam mais fáceis de acontecer”, ressaltou Edilberto Pontes, presidente do TCE-CE.