Governo determina transferência de presos para evitar novos confrontos de facções
O confronto de facções dentro das unidades prisionais do Ceará causou novas vítimas. Na Cadeia Pública de Itapajé, a 124km de Fortaleza, morreram 10 detentos numa rebelião nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro. Facções rivais entraram em confronto dentro da unidade.
A providência imediata da Secretaria da Justiça é iniciar a separação de presos em unidades de todo o Estado. Por determinação do governador Camilo Santana, essa ação deve ser iniciada ainda hoje.
Os confrontos envolvem presos ligados às facções Guardiões do Estado (GDE), PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho.
Diante dos fatos, incluindo a chacina das Cajazeiras no fim de semana com 14 mortes, o presidente Michel Temer diz estudar a criação de uma Força Nacional para intervenções pontuais nos estados. No entanto, a União descarta qualquer possibilidade de intervenção federal na segurança pública do Ceará. “Nós estamos precisando é de apoio e estamos abertos a isso”, disse o chefe de Gabinete do Governador Camilo Santana, Élcio Batista.