Força-tarefa da PF e Força Nacional começa a atuar hoje no Ceará contra o crime organizado
A força-tarefa montada pela Polícia Federal e Força Nacional começa a atuar nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, no Ceará. O serviço de inteligência vai auxiliar as forças de segurança locais no combate às facções criminosas. A situação se agravou após o assassinato de dois membros da alta cúpula da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em uma ação que teria envolvido um ataque de helicóptero em uma região indígena no Ceará, na semana passada.
O presidente Michel Temer decidiu fazer nesta segunda-feira uma reunião com os conselhos nacionais de Defesa e da República. Eles são órgãos consultivos da Presidência que opinam sobre a decretação de intervenção federal, como a que ocorre no Rio de Janeiro. São formados por 23 autoridades entre ministros e os presidentes da Câmara e do Senado.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, garante, no entanto, que o apoio federal é exatamente o que já tinha sido solicitado pelo governador Camilo Santana depois da chacina das Cajazeiras. Segundo ele, não haverá nenhum tipo de intervenção federal no Ceará.